Secitec abre o primeiro ciclo de formação de 2019 e oferece 1800 vagas para cursos nas áreas de tecnologia e empreendedorismo

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), abre o primeiro ciclo de formação de 2019 oferecendo 1800 novas vagas para cursos nas áreas de tecnologia e empreendedorismo. São seis opções de formações, totalmente gratuitas, sendo que quatro delas possuem certificação internacional pela Cisco Networking Academy. As inscrições se encerram no próximo dia 25 de janeiro. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado e têm seu nome inserido no projeto Banco de Oportunidades. As inscrições podem ser feitas online no site da PMJP, que é a única instituição pública credenciada pela Cisco Academy, na Paraíba.

Devido ao aumento da procura por esses cursos em 2018, a secretaria decidiu duplicar o número de vagas para cada opção de formação. Agora, serão 300 vagas, somando, ao todo, 1800 oportunidades neste primeiro ciclo de formação. As matrículas estão sendo feitas no site da PMJP pelo link: (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/secitec/cursos-secitec/). Não existe limite de idade, nem escolaridade, qualquer cidadão alfabetizado pode se inscrever nos cursos.

Neste primeiro ciclo, além dos cursos Introduction to Cybersecurity (Introdução à Segurança da Informação), Entrepreneurship (Empreendedorismo), Get Connected (Conecte-se) e Introduction to IoT (Internet das coisas) já existentes e com certificação internacional da Cisco Networking Academy, a secretaria acrescenta mais duas opções de formação, com acesso totalmente online através de plataformas virtuais.

Com vistas à empregabilidade, a pasta escolheu os cursos Introdução do Design com Photoshop e Introdução do Design com Corel Draw para integrar a carta de opções de formação. “Nossa intenção é criar oportunidades para jovens e adultos adentrarem o mercado de trabalho e sabemos que, sem qualificação, este caminho fica mais difícil. Por isso, estamos incluindo mais estes dois cursos que podem guiar nossos alunos ao trabalho em 2019”, afirma o secretário da pasta, Durval Ferreira.

A secretaria ainda possui o projeto Banco de Oportunidades que, em parceria com as empresas do Polo Extremo Oriental das Américas (Extremotec), constrói a ligação entre o aluno recém formado e o mercado de trabalho. “Esse projeto foi criado pela Secitec para aproximar as empresas da mão de obra especializada que ela precisa, além de abrir as portas para o mercado de trabalho para os nossos alunos”, disse o secretário.

O Banco de Oportunidades é um projeto criado em 2018 para direcionar os alunos dos cursos oferecidos pela Secitec às empresas do ramo de tecnologia de João Pessoa. As empresas têm acesso ao banco de dados da secretaria com informações de alunos e currículos. A partir de então, tanto os estudantes quanto as empresas podem se beneficiar com essa ferramenta encontrando trabalhos e funcionários, respectivamente.

Deixe uma resposta